• Home
  • Nossa História
    • Nosso Time
  • Edições
    • Principios de 101 a atual
    • Coleção Principios - 1 a 100
  • Índice Remissivo
  • Contato

Revista Principios

  • Home
  • Nossa História
    • Nosso Time
  • Edições
    • Principios de 101 a atual
    • Coleção Principios - 1 a 100
  • Índice Remissivo
  • Contato

Resenhas

Edição 148 > A contemporaneidade de Lênin

A contemporaneidade de Lênin

Adalberto Monteiro
Twitter
FaceBook

Lênin – PRESENÇA DA REVOLUÇÃO
Organizador: A. Sérgio Barroso
Páginas: 272
Editora: Livraria e Editora Anita Ltda. 
ISBN: 978-85-7277-181-8
Ano de publicação: 2017 - 1ª edição 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 35,00
Disponível em: www.anitagaribaldi.com.br

 

Este livro reúne textos que buscam a tradução do legado de Vladimir Ilitch Lênin para alguns temas centrais da teoria revolucionária, um louvável esforço para se entender os complexos fenômenos políticos da atualidade, cumprindo aquela consigna leninista: aprender, aprender, aprender sempre. 

Lênin, como definiu João Amazonas, ideólogo e construtor do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foi o personagem histórico do século XX. De fato, ninguém interpretou melhor o ciclo de transformações sociais na transição do século XIX para o século XX, um período carregado de componentes da nova era de luzes que emergiu com o capitalismo, do que ele.

Seu nome está indelevelmente ligado à Revolução Russa, da qual foi arquiteto e chefe. Ele liderou e consolidou essa grande Revolução que, pela vez primeira, fez saltar das páginas dos livros o projeto revolucionário do socialismo, do comunismo. O que até então era teoria, ideais e sonhos ganhou concretude.

Partindo das inovadoras ideias de Karl Marx e Friedrich Engels – teóricos que sintetizaram os fantásticos conhecimentos que chegaram com a abolição da servidão do mundo medieval para darem forma ao que de mais avançado a humanidade conhece em termos de pensamento social científico –, Lênin literalmente revolucionou os acontecimentos da época do capitalismo em sua fase superior.

Apoiado na dialética, agigantou-se ao formular conceitos que fazem dele um dos mais notáveis pensadores da política e um dos mais sagazes líderes do movimento comunista. O conjunto da sua teoria representou um enorme salto na compreensão da realidade que se formou com a era das revoluções burguesas, um poderoso aporte para a superação das irreconciliáveis contradições do modo de produção capitalista.

Foi também um mestre na combinação do pensamento avançado com ação, utilizando-se das lentes argutas do marxismo para enxergar e mostrar caminhos para a superação do capitalismo.

Transformar a realidade, no sentido da combinação entre teoria e ação, é a síntese do pensamento leninista, que pode ser verificada em formulações como a impossibilidade da revolução sem teoria revolucionária e a citação de Mefistófeles, de Fausto, a obra-prima do poeta Goethe, de que a teoria é cinza e a árvore da vida é eternamente verde, entre tantas outras.

A atualidade da obra de Lênin e a necessidade de revistá-la e de enriquecê-la derivam do fato de que o capitalismo prossegue dominante na cena da história, a um custo cada vez mais elevado para as nações e os trabalhadores. Subjugação de países outrora soberanos ao neocolonialismo; sufocamento da democracia; e forte aumento da exploração capitalista sobre a classe trabalhadora.

A essência da teoria e a prática revolucionária de Lênin se compõem ao menos de três núcleos: a tática e a estratégia da revolução socialista, a crítica reveladora do imperialismo e os caminhos da construção do socialismo. Por isto, nesta altura do século XXI seguem proféticos e válidos os versos de Maiakovski, escritos em 1924: “Lênin ainda está mais vivo do que os vivos.”. 

voltar

Editora e Livraria Anita Garibaldi - CNPJ 96.337.019/0001-05
Rua Rego Freitas 192 - República - Centro - São Paulo - SP - Cep: 01220-010
Telefone: (11) 3129-4586 - WhatsApp: (11) 9.3466.3212 - E-mail: livraria@anitagaribaldi.com.br