• Home
  • Nossa História
    • Nosso Time
  • Edições
    • Principios de 101 a atual
    • Coleção Principios - 1 a 100
  • Índice Remissivo
  • Contato

Revista Principios

  • Home
  • Nossa História
    • Nosso Time
  • Edições
    • Principios de 101 a atual
    • Coleção Principios - 1 a 100
  • Índice Remissivo
  • Contato

Resenhas

Edição 129 > Operação Banqueiro: as provas secretas do caso Satiagraha

Operação Banqueiro: as provas secretas do caso Satiagraha

Autor: Rubens Valente
Twitter
FaceBook

Coleção: História Agora - Vol.10
Autor: Rubens Valente 
Categoria: Reportagem
Páginas: 464
ISBN: 9788581302089

Onde comprar: www.anitagaribaldi.com.br

Operação banqueiro

Um acontecimento inusitado assombrou o Brasil em 2008: o poderoso e enigmático banqueiro Daniel Dantas foi preso pelo delegado federal Protógenes Queiroz, por ordem do juiz Fausto De Sanctis, e conduzido algemado para uma cela comum, acusado de vários crimes. Mas logo depois foi libertado, por ordem do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. As provas da investigação foram anuladas. O delegado foi afastado de seu trabalho e elegeu-se deputado. O juiz deixou sua vara e assumiu o cargo de desembargador no Tribunal Regional Federal, mas em área sem relação com crimes financeiros, sua especialidade. O que teria acontecido- Neste livro, que se lê como um thriller policial, o repórter investigativo Rubens Valente, da Folha de S. Paulo, desvenda toda a história, com a revelação de aspectos inéditos, documentos e segredos.

Este livro escrito por Rubens Valente, um premiado jornalista investigativo que acompanhou como repórter da Folha e de O Globo a CPI dos Correios (2005 e 2006) e processos, de modo que o permitiu conhecer por dentro os fatos e denúncias que cercavam o banqueiro Daniel Dantas. Assim, o livrotrata de uma ampla investigação sobre um dos mais intrigantes e poderosos personagens da cena política, o banqueiro Dantas, símbolo da onda de privatizações de estatais levada a cabo pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 -2002). Nos anos 1990, o banco comandado por Dantas, o Opportunity, do Rio de Janeiro, arrematou empresas ligadas a transportes e mineração e uma das maiores companhias telefônicas do país, a Brasil Telecom.

Sua trajetória é marcada pela controvérsia, e várias vezes ele foi denunciado, na imprensa e na justiça, por inúmeras suspeitas, incluindo espionagem. Em 2008, o banqueiro foi algemado sob a acusação de corromper dois delegados da Polícia Federal com dinheiro vivo, e de ter praticado irregularidades financeiras. Em poucos dias, contudo, ele foi solto por dois habeas corpus consecutivos concedidos pelo então presidente do STF, Gilmar Mendes.

Não bastasse isso, o delegado responsável  pelo caso, Protógenes Queiroz, foi sacado da investigação a partir de uma intervenção branca da direção da Polícia Federal, em Brasília. Hoje, Protógenes é deputado federal; e o juiz, transferido para uma repartição pacífica e burocrática, não tem mais contato com casos de corrupção.

Pouco tempo depois, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ordenou a anulação de todas as provas coletadas pela polícia - a decisão final ainda depende de nova avaliação do STF,  sem data marcada para ocorrer.

Esses fatos provocaram ondas de indignação em blogs e sites na internet, numa época em que as redes sociais tinham pouca expressão. A sensação de impunidade se alastrou pelo país. Ficou no ar a certeza de que a investigação deixou de ser concluída, porque atingiu interesses poderosos e obteve provas que acabaram devidamente esquecidas nas gavetas da burocracia.

Com documentos até aqui desconhecidos, este livro rompe o silêncio, examina os principais fatos da investigação e traz à tona segredos que ajudam a explicar o desfecho surpreendente da operação.

 

voltar

Editora e Livraria Anita Garibaldi - CNPJ 96.337.019/0001-05
Rua Rego Freitas 192 - República - Centro - São Paulo - SP - Cep: 01220-010
Telefone: (11) 3129-4586 - WhatsApp: (11) 9.3466.3212 - E-mail: livraria@anitagaribaldi.com.br